Manuel Maria de Araújo Lopes Machado nasceu em 1963 na freguesia de Britelo, concelho de Celorico de Basto.
Filho de Domingos Machado, secretário judicial aposentado que exerceu atividade durante décadas no tribunal de Celorico, e de Zélia Teresa Araújo, professora em várias escolas no concelho, reside desde 2003 na freguesia de Carvalho.
Casado com Fátima Machado, natural de Britelo, professora, e que o acompanha na liderança das empresas, é pai de 4 filhos – Diogo, César, Manuel e João.
Concluiu a escola primária em Ourilhe, o ciclo preparatório no antigo ciclo de Celorico de Basto e o ensino secundário em Santa Maria da Feira, frequentando o ano preparatório de admissão à faculdade na cidade de Aveiro. Formou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com especialização em Estruturas. É membro graduado da Ordem dos Engenheiros.
Empresário e administrador de várias empresas: EPS – empresa de produção de poliestireno expandido; M2 Engenharia; Sunbeam Trading; Cónico & Esférico – Arquitectura. Emprega dezenas de colaboradores, tanto de quadros superiores, como pessoal do aparelho produtivo. A empresa EPS figura entre as empresas com melhor desempenho da Península Ibérica e as suas empresas têm obtido várias distinções emitidas por entidades credenciadas. Pertence a várias associações.
Candidata-se, movido pelo seu amor à terra e aos seus conterrâneos, à Presidência da Câmara Municipal de Celorico de Basto.